segunda-feira, 6 de novembro de 2017

POETA RIBAMAR ALVES




















     José Alves dos Santos (conhecido como: Ribamar Alves) Nasceu na localidade Varjota munícipio de Timon – MA. Dia 17 de março de 1946, filho de Manoel Ferreira de Sousa e Maria Alves dos Santos. Foi Poeta repentista (cantador) cancioneiro e cordelista, escreveu folhetos em cordel, poemas vaquejadas e canções, entre elas destacamos: “Casa no espaço, Se eu pudesse voar, Só você serve pra mim, Nosso amor nasceu assim, Ausente da liberdade, Porque você não me quer, Homenagem a minha viola, Vendo você.”  Poemas e vaquejadas destacamos: “Recordando Airton Sena, Pai falecido, Recordando a minha terra, Da Televisão pra cá, Declaração de vaqueiro, Eu nasci pra ser vaqueiro, Vaqueiro sente saudade, Vida e luta de Nonato”. E muitas outras! Ribamar viveu exclusivamente da profissão de cantador. Casou-se, com Maria de Fátima e tiveram 07 filhos, são eles: Elizabeth, Daniel, Teresa, José Carlos, Andréia, Adriano e Valquíria. Foi morador no Bairro São Benedito na Cidade de Timon , rua 15, onde a viúva ainda reside. Deixou gravações em sua voz feita em fitas cassetes, masterizadas mais tarde para Cds, com baixa qualidade por ser gravações feitas em gravadores muito usados nas décadas de 80 e 90. Recebeu uma Homenagem em 2007, da Casa do Cantador de Teresina, com a gravação de alguns trabalhos seus, em Cd, cantado por alguns poetas companheiros. Em 2008, Daniel Aracacy, Presidente da Fundação Municipal de Cultura, realizou o primeiro encontro de cantadores na praça do bairro São Benedito, fazendo uma homenagem a Ribamar, também foi feito o lançamento do Cd pelo Doutor Pedro Mendes Ribeiro, Presidente da AVIPOP – Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí.
            
              Faleceu, dia 11 de março de 1.999

Nenhum comentário:

Postar um comentário